Pular para o conteúdo

Evite fraude com boleto falso

  • por

Regulamentado pelo Banco Central em 1993, o boleto bancário é um método oficial de pagamentos no Brasil, responsável por mais de 3,5 bilhões de operações por ano, e para tanto é um dos alvos preferidos pelos hackers.

Uma das fraudes que tem acontecido é a adulteração da linha digitável e do código de barras para que o dinheiro do pagamento do boleto seja desviado para uma conta bancária de terceiro, normalmente um laranja da quadrilha que realiza a fraude.

De acordo com a Kobana, empresa especializada em operações financeiras, “quando um e-mail chega com as informações de um boleto a ser pago, o hacker abre o boleto, altera o boleto incluindo uma nova linha digitável e um novo código de barras, reenvia o mesmo e-mail para a pessoa e exclui o e-mail original que tinha o boleto correto.

Para fazer isso o hacker registra um novo boleto com o mesmo vencimento e mesmo valor.

Desta forma, quando o pagador abre sua caixa de entrada ele vai ver a mensagem do hacker com o boleto fraudado ao invés da mensagem original com o boleto correto.

O pagador desavisado pode realizar o pagamento do boleto adulterado sem perceber o nome do real beneficiário na tela de pagamento do banco.”

Como se proteger

Antes de concluir o pagamento, olhe atentamente o nome do Beneficiário no seu aplicativo do seu banco, confira se realmente é o mesmo de quem emitiu.

Mantenha seu antivírus atualizado

Evite usar WIFI público

Como identificar boletos falsos?

Como saber se o boleto é falso? Existem 6 critérios que ajudam a identificar se um boleto é verdadeiro ou não. São eles: 

1.  Código de barras: boletos falsos podem estar com falhas no código de barras – como espaços onde não deveriam ter, dificultando a leitura dos sensores, que exigem a digitação manual.

2. Nome do beneficiário: boletos fraudados podem conter o nome errado do beneficiário (ou escrito de forma incorreta).

3. Dados do beneficiário: qualquer diferença nos dados gerais do beneficiário podem indicar fraude.

4. Valor do boleto: boletos falsos podem vir com pequenas alterações no valor final a ser pago.

5. Forma de envio do boleto: desconfie se você deveria ter recebido o boleto por um canal de atendimento e acabou recebendo por outro.

6. Dispositivo da compra: brechas de segurança em computadores e dispositivos móveis também são portas de entradas para o envio de boletos falsos.  

Boletos da Trevizan Vieira

Ficou da dúvida? Antes de pagar consulte-nos pelo WhatsApp, podemos conferir se o boleto que enviamos para você tem os mesmos dados do boleto que você imprimiu.

Note bem, isso pode ocorrer com qualquer boleto que você tenha recebido, não especificamente com os emitidos pela Trevizan Vieira, provavelmente seu computador ou celular foi invadido por um hacker, procure um técnico de confiança para sanar este problema o mais rápido possivel.

Fontes

https://www.serasa.com.br/premium/blog/golpe-do-boleto-falso-5-dicas-para-nao-cair/

https://www.w2z.com.br/boleto-falso/

https://suporte.kobana.com.br/article/htwkuc4zxi-conhe-a-as-fraudes-com-boleto

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?